CEPS team carries out informative action on Spina Bifida

Posted in November 1, 2019

No dia 29 de outubro a equipe multiprofissional do Anita Garibaldi Health Education and Research Center (CEPS) realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia (25/10) na Escola Estadual Jorge Fernandes, em Natal/RN.

A atividade teve o objetivo de conscientizar e informar sobre esta condição de saúde. A ida à escola foi um pedido especial de Isabel, uma adolescente de 13 anos que estuda lá e é assistida pela clínica de Lesão Medular Infantil (LMI) do CEPS.

A ação foi planejada e executada em conjunto com Isabel e Jonas, outro adolescente aluno da mesma escola e também paciente da clínica de LMI. Eles foram os monitores e demonstraram suas habilidades na cadeira de rodas para os colegas e professores, que passaram por essa experiência sentindo as dificuldades desta tarefa.

Camila Simão, preceptora multiprofissional do CEPS que participou da atividade, ressalta que o objetivo da dinâmica foi reduzir possíveis barreiras e promover maior inclusão no ambiente escolar. “Os dois adolescentes ficaram muito felizes e animados com esta ação que envolveu todos os alunos da escola e seus professores. Consideramos que ações como esta são muito importantes para esclarecer sobre as condições de saúde e para ressaltar as potencialidades da pessoa com deficiência”, concluiu.

Text:  Dandarah Filgueira – Journalism Intern / Ascom – ISD

Photograph: personal collection

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

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No dia 29 de outubro a equipe multiprofissional do Anita Garibaldi Health Education and Research Center (CEPS) realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia (25/10) na Escola Estadual Jorge Fernandes, em Natal/RN.

A atividade teve o objetivo de conscientizar e informar sobre esta condição de saúde. A ida à escola foi um pedido especial de Isabel, uma adolescente de 13 anos que estuda lá e é assistida pela clínica de Lesão Medular Infantil (LMI) do CEPS.

A ação foi planejada e executada em conjunto com Isabel e Jonas, outro adolescente aluno da mesma escola e também paciente da clínica de LMI. Eles foram os monitores e demonstraram suas habilidades na cadeira de rodas para os colegas e professores, que passaram por essa experiência sentindo as dificuldades desta tarefa.

Camila Simão, preceptora multiprofissional do CEPS que participou da atividade, ressalta que o objetivo da dinâmica foi reduzir possíveis barreiras e promover maior inclusão no ambiente escolar. “Os dois adolescentes ficaram muito felizes e animados com esta ação que envolveu todos os alunos da escola e seus professores. Consideramos que ações como esta são muito importantes para esclarecer sobre as condições de saúde e para ressaltar as potencialidades da pessoa com deficiência”, concluiu.

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