Children from the largest quilombola community in RN visit ISD headquarters

Posted in August 17, 2021

Para celebrar o Dia do Estudante, o Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu na última quinta-feira (12), turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Luzia, a única da comunidade quilombola de Capoeiras, a mais antiga do Rio Grande do Norte, localizada em Macaíba. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e aprender mais sobre o cérebro, o trabalho dos pesquisadores e alguns dos principais equipamentos utilizados em pesquisas de laboratório, como microscópios. 

 

Ao todo, 34 crianças visitaram o Instituto, acompanhadas de coordenadores e professores da escola. Elas passaram por uma apresentação inicial sobre o cérebro e suas principais funções e, em seguida, foram divididas em três grupos para dar continuidade à visita. Os grupos foram coordenados pelos mestrandos em Neuroengenharia que, através de jogos e atividades lúdicas, explicaram o funcionamento de diferentes aspectos do cérebro, como a memória e a imersão na realidade virtual. 

 

A ideia, relata a professora idealizadora do projeto, Maria Carolina Gonzalez, é que a visita possa aguçar a curiosidade das crianças sobre o mundo da ciência e da pesquisa. “A principal contribuição de um momento como esses é ver que a ciência é feita por pessoas como você e eu. Não é uma pessoa distante, um cientista maluco trancado dentro de um laboratório. São meninos e meninas como eles que estão aqui fazendo essas pesquisas”.

 

Natural de Caruaru (PE), o mestrando em Neuroengenharia Cláudio Júnior, de 26 anos, conta que, caso tivesse tido contato com a ciência desde a infância, muitas de suas escolhas futuras teriam sido mais rápidas. “Sou de uma cidade do interior, onde o contato com o que fazia um pesquisador era praticamente inexistente. Por isso é incrível para mim poder participar de um momento como esses, e proporcionar que elas conheçam mais sobre uma área que, nessa idade, eu ainda não sabia nada sobre”, diz Cláudio. 

 

Já a mestranda Beatriz Moura, de 22 anos, relata que o contato precoce com o mundo da ciência foi fundamental para que ela se encantasse pela Engenharia. “Ainda quando era pequena, tive a oportunidade de conhecer laboratórios e me encantei com esse mundo. Isso com certeza foi algo que foi definidor para minhas escolhas profissionais”, afirma Beatriz. 

 

De acordo com a vice-coordenadora da Escola Municipal Santa Luzia, Djane Moura, a visita permitiu, ainda, proporcionar um dia diferenciado para as crianças após dois anos de pandemia. “Eu amei. Quando eles chegaram da escola, os pais relataram que os filhos foram contar novidades e os conhecimentos que aprenderam lá, estavam todos muito felizes. Eles ficaram apaixonados”. 

Text:  Mariana Ceci / Ascom – ISD

Photograph: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

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Para celebrar o Dia do Estudante, o Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu na última quinta-feira (12), turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Luzia, a única da comunidade quilombola de Capoeiras, a mais antiga do Rio Grande do Norte, localizada em Macaíba. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e aprender mais sobre o cérebro, o trabalho dos pesquisadores e alguns dos principais equipamentos utilizados em pesquisas de laboratório, como microscópios. 

 

Ao todo, 34 crianças visitaram o Instituto, acompanhadas de coordenadores e professores da escola. Elas passaram por uma apresentação inicial sobre o cérebro e suas principais funções e, em seguida, foram divididas em três grupos para dar continuidade à visita. Os grupos foram coordenados pelos mestrandos em Neuroengenharia que, através de jogos e atividades lúdicas, explicaram o funcionamento de diferentes aspectos do cérebro, como a memória e a imersão na realidade virtual. 

 

A ideia, relata a professora idealizadora do projeto, Maria Carolina Gonzalez, é que a visita possa aguçar a curiosidade das crianças sobre o mundo da ciência e da pesquisa. “A principal contribuição de um momento como esses é ver que a ciência é feita por pessoas como você e eu. Não é uma pessoa distante, um cientista maluco trancado dentro de um laboratório. São meninos e meninas como eles que estão aqui fazendo essas pesquisas”.

 

Natural de Caruaru (PE), o mestrando em Neuroengenharia Cláudio Júnior, de 26 anos, conta que, caso tivesse tido contato com a ciência desde a infância, muitas de suas escolhas futuras teriam sido mais rápidas. “Sou de uma cidade do interior, onde o contato com o que fazia um pesquisador era praticamente inexistente. Por isso é incrível para mim poder participar de um momento como esses, e proporcionar que elas conheçam mais sobre uma área que, nessa idade, eu ainda não sabia nada sobre”, diz Cláudio. 

 

Já a mestranda Beatriz Moura, de 22 anos, relata que o contato precoce com o mundo da ciência foi fundamental para que ela se encantasse pela Engenharia. “Ainda quando era pequena, tive a oportunidade de conhecer laboratórios e me encantei com esse mundo. Isso com certeza foi algo que foi definidor para minhas escolhas profissionais”, afirma Beatriz. 

 

De acordo com a vice-coordenadora da Escola Municipal Santa Luzia, Djane Moura, a visita permitiu, ainda, proporcionar um dia diferenciado para as crianças após dois anos de pandemia. “Eu amei. Quando eles chegaram da escola, os pais relataram que os filhos foram contar novidades e os conhecimentos que aprenderam lá, estavam todos muito felizes. Eles ficaram apaixonados”. 

Text:  Mariana Ceci / Ascom – ISD

Photograph: Mariana Ceci / Ascom – ISD

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