O Instituto Santos Dumont (ISD) vai retomar a partir de 19 de abril o projeto Educa Parkinson, roda de conversa criada em 2018 para discussões com a população relacionadas à doença.
Os encontros, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), do Instituto, chegavam a reunir cerca de 25 a 40 participantes, mas foram suspensos no início de 2020 devido ao contexto de pandemia.
Agora, como forma de prevenção à Covid-19, as edições passarão a ocorrer 100% online, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições estão abertas. Clique aqui para acessar o formulário.
CONSCIENTIZAÇÃO
O retorno do projeto foi anunciado hoje em alusão ao mês de conscientização da doença de Parkinson, com duas datas-chave em abril: O Dia Nacional do Parkinsoniano, registrado no dia 4, e, neste domingo, o 11 de abril, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Nas redes sociais do ISD – o @isdnarede – uma série de publicações está programada para o período em referência ao mês de conscientização.
ISD is a Social Organization linked to the Ministry of Education and a reference in teaching, research, extension and assistance to the population in maternal and child health, people with disabilities, in neurosciences and neuroengineering.
Cerca de 50 pacientes por mês são atendidos na clínica de Parkinson do Instituto em Macaíba (RN), exclusivamente pelo SUS. A doença também está no centro de pesquisas realizadas nas unidades da Instituição, o Anita e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.
EDUCA PARKINSON
Pessoas diagnosticadas com Parkinson, familiares, cuidadores, profissionais da saúde, pesquisadores, estudantes e quaisquer outros interessados no tema, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, podem participar do Educa Parkinson. Click here to access the registration form. The access link to the meeting will be sent later to the registered email or WhatsApp number.
Click below to access a video on ISD's Instagram profile with images of the live version of the project.
TEMAS
A versão online do projeto terá como tema central “A pessoa com Parkinson em casa: tornando esse momento mais leve e funcional”. Exercícios seguros em casa e mudanças na arrumação e na estrutura da casa para facilitar atividades do dia a dia estão entre os tópicos já programados. Lorenna Santiago, fisioterapeuta da clínica de Parkinson do ISD explica que sugestões dos participantes sobre possíveis dificuldades que enfrentam na pandemia serão bem vindas e consideradas na agenda.
“O projeto foi descontinuado em 2020”, diz ela, “mas a necessidade de troca de informações e de vivências entre as pessoas que lidam com a doença continuou e por isso a equipe de profissionais da clínica reformulou o projeto com temas voltados para as necessidades atuais”.
O PARKINSON
Parkinson's disease is considered the second most common progressive neurodegenerative disease in the world, second only to Alzheimer's, according to the Ministry of Health.
Ela afeta os movimentos do corpo e pode incluir, por exemplo, lentidão nos movimentos, tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala. A doença também pode causar diminuição do olfato, constipação intestinal, bexiga neurogênica, alterações cognitivas e depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1% da população acima de 65 anos apresenta a Doença e o início dos sintomas motores costuma ocorrer por volta dos 60 anos.
Text: Renata Moura – Journalist / Ascom – ISD
Photograph: Reprodução Google Meet
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.