21/10/2016
Texto: Luiz Paulo Juttel
Imagem: Leandro Menezes / FAPERN
ISD fala sobre neurociência do paladar na Semana Nacional de C&T da FAPERN
O Santos Dumont Institute (ISD) participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, promovida pela Rio Grande do Norte State Research Support Foundation (FAPERN). O Coordenador de Pesquisas do Edmond and Lily Safra International Institute of Neuroscience (IIN-ELS), Edgard Morya, realizou a palestra: “Neurociência do paladar: da psicofísica ao comportamento”. Morya mostrou ao público as interações entre sistema nervoso e digestivo, no que diz respeito ao paladar durante a alimentação.
O assunto da palestra possui relação estreita com o tema da SNCT desse ano que é: Ciência alimentando o Brasil. Morya mostrou à plateia, composta majoritariamente por alunos do ensino básico, que nós reconhecemos os cinco sabores perceptíveis ao ser humano (amargo, doce, azedo, salgado e umami) em toda a extensão da língua. “Sabe aquela imagem dos antigos livros didáticos que mostra que a língua identifica os sabores em regiões distintas, como doce na sua ponta e azedo na parte de trás? Isso não é mais verdade para a ciência”, contou Morya.
A segunda palestra do evento foi proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luiz Carlos Guilherme, e teve como tema: “Ciência Alimentando o Brasil: 1000 Sisteminhas e o empreendedorismo como ferramenta de combate à fome e à pobreza”. O pesquisador abordou a temática sobre o método conhecido por “Sisteminha”, que auxilia o pequeno produtor e seus familiares a obterem sustento e renda de acordo com as culturas produzidas.
A mesa de abertura do evento também contou com a participação da secretária de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), Cláudia Santa Rosa, dos diretores da FAPERN, Uílame Umbelino Gomes (presidente), Laurence Bittencourt (científico) e Júlio Rezende (inovação) e da coordenadora da SNCT pela FAPERN, Lucia Helena Goís.