Os profissionais da área da saúde que integram a equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD) se reuniram nesta segunda-feira, 28, para debater as competências no cuidado à saúde da pessoa com deficiência dentro da programação anual das Oficinas de Preceptoria. O objetivo dos encontros, que ocorrem mensalmente, é aprimorar o processo de trabalho de preceptoria e a disseminação do conteúdo junto aos residentes, graduandos e mestrandos.
De acordo com a preceptora multiprofissional Samantha Maranhão, que coordena as atividades de Ensino e Pesquisa em Saúde no Instituto Santos Dumont, a Oficina de Preceptoria é uma estratégia de educação permanente interna para aperfeiçoamento e atualização dos processos de trabalho em preceptoria e no cuidado à saúde da pessoa com deficiência. “Os estudantes saem do ISD mais cientes das competências profissionais associadas ao cuidado da saúde da pessoa com deficiência. A diferença que isso faz é uma atuação profissional qualificada e atenta ao que é necessário ao cuidado da saúde dessa população”, comenta.
Os cerca de 30 preceptores, entre fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, neuropsicólogas, nutricionista, neurologista infantil, fonoaudiólogas, pedagoga, obstetra e ortopedista infantil, que participaram da Oficina, fizeram a leitura do artigo intitulado ‘Core Competencies on Disability for Health Care Education’ (Competências essenciais para educação em saúde da pessoa com deficiência, em tradução livre).
A partir dele, os profissionais debateram estratégias de como o preceptor pode estreitar a distância entre teoria e prática, além de assumir o papel de suporte para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança.
Text: Ricardo Araújo / Ascom – ISD
Photograph: Ricardo Araujo / Ascom – ISD
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.