O projeto Saúde Materna em Comunidade Quilombola. Estratégia para Desenvolvimento de Competência Multicultural na Formação em Saúde, com execução pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, em parceria com a UFRN, foi um dos escolhidos para um programa de capacitação internacional, Instituto Regional FAIMER Brasil, na turma de 2015. A proposta é acompanhar a saúde materna na comunidade quilombola de Capoeiras, município de Macaíba, reforçando nossa missão de transformação social e inclusão por intermédio da ciência, estudando as necessidades relativas à saúde materna específicas desse grupo da população, melhorando a capacitação de professores e estudantes.
A FAIMER (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research), fundação americana para o avanço da educação e pesquisa médicas internacionais, tem um instituto regional no Ceará, apoiado e financiado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. O Instituto Regional FAIMER Brasil é uma especialização realizada pela Universidade Federal do Ceará que oferece 40 vagas por ano para docentes de graduação na área da Saúde, que tenham como melhorar o ensino das profissões em suas instituições.
O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Santos Dumont, Dr. Reginaldo Freitas Jr., participa da primeira fase presencial do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde: Instituto Regional FAIMER Brasil, entre 07 a 19 de março próximos, em Fortaleza.