Seis projetos de estudantes, pesquisadores e ex-alunos do Instituto Santos Dumont (ISD) foram selecionados para a segunda fase do programa Startup Nordeste. O programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação na região Nordeste, através da pré-aceleração, aceleração e investimento em startups por meio de bolsas pagas pelo Sebrae. Ao todo, 200 pessoas foram aprovadas para a segunda fase do programa, na qual os selecionados vão receber capacitação no formato de workshops e mentoria a fim de tornar suas ideias e projetos realidade. O resultado final dos selecionados para o financiamento será feito pelo Sebrae no fim de setembro.
Dos projetos submetidos pelos alunos e pesquisadores do ISD, três ficaram entre os 10 primeiros colocados da seleção: um envolvendo a criação de uma prótese eletromecânica de membro superior de baixo custo, submetida pela equipe do mestrando em Neuroengenharia Seidi Yonamine; o do Mestre em Neuroengenharia Rommel Araújo, também relacionado à reabilitação; e o do professor pesquisador Fabrício Lima Brasil, voltado para crianças dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Além desses, foram aprovadas as propostas dos mestrandos em neuroengenharia Mário Ayres de Oliveira; Tainá Rêgo e Dayalla Marques. Todos os projetos selecionados foram elaborados por equipes multidisciplinares, formadas pelos estudantes do mestrado em Neuroengenharia Erika Maria Garcia Cerqueira; Laura Damasceno de Campos; Beatriz Moura; Gilberto Martins Filho, e dos mestres em Neuroengenharia Girlaine Gomes e Mouhamed Zorkot.
“Desde que ficamos sabendo da abertura desses processos, tanto o Startup Nordeste como o Centelha, temos incentivado os alunos a participar. Convidamos o Sebrae para vir aqui fazer uma palestra com eles, fizemos cursos online e compartilhamos informações sobre como deixar os documentos bem organizados”, relata o professor pesquisador Fabrício Brasil.
De acordo com ele, o ISD tem buscado incentivar os estudantes a vislumbrar possibilidades de aplicação de suas pesquisas científicas para além da produção de um artigo ou publicação acadêmica. “Estamos estimulando os alunos a procurarem problemas do mundo real e ver que o que eles fazem aqui pode ser aplicado para resolver esses problemas. São tarefas diárias que fazemos de provocação para mostrar que o mestrado não se resume à vida acadêmica. Criar empresas, gerar empregos e, principalmente, mostrar soluções práticas para a comunidade é algo que temos buscado cada vez mais”, afirma.
Parte da equipe que obteve a primeira colocação na segunda fase da seleção, o mestrando Seidi Yonamine destaca que esse tipo de programa ajuda no processo de translação das tecnologias desenvolvidas nos laboratórios para a sociedade, permitindo que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos em experimentos e salas de aula para desenvolver soluções para diversos problemas. “Nós ouvimos falar muito sobre tecnologia assistiva, reabilitação, mas muitas vezes acabamos focados exclusivamente na pesquisa e não conseguimos fazer essa translação dos laboratórios para a sociedade tão facilmente. Uma forma que encontramos para conseguir focar nesses projetos e torná-los mais próximos da realidade foi a partir desses editais”, diz Seidi.
Text: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Photograph: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.