ISD presents 2021 Annual Report with proposal for a Doctorate in Neuroengineering and Health

Posted in February 25, 2022

O Instituto Santos Dumont (ISD) poderá oferecer um novo curso na zona rural de Macaíba (RN). Em reunião com o Conselho de Administração nesta quarta-feira, 23, o diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Jr., apresentou o Relatório Anual de Execução do Contrato de Gestão 2021 e a proposta de criação do ‘Doutorado  Interdisciplinar em Neurociências e Saúde’. Hoje, o ISD oferta abertura anual de vagas na Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD) e no Mestrado em Neuroengenharia, os primeiros do país nessas áreas.

Conforme Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), o projeto do Doutorado em Neurociências e Saúde tem como objetivo ampliar os projetos desenvolvidos no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e no IIN-ELS, unidades do ISD em Macaíba; articular a RESPCD e o Mestrado em Neuroengenharia em projetos de impacto na saúde; formar doutores capazes de integrar pesquisas com as necessidades existentes na área da saúde; desenvolver pesquisas inovadoras para as políticas do Sistema Único de  Saúde (SUS; contribuir com a formação de pessoas para desenvolvimento local e regional através de um trabalho de pesquisa clínica integrado.

O diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr., ressaltou a importância do projeto e pediu apoio aos membros do Conselho de Administração do Instituto para, juntos, encaminhar a ideia à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“O ISD tem sido muito atento ao papel social que o pesquisador precisa ter. E isso é muito importante para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Doutorado é muito importante para nós, até mesmo para a fixação dos nossos estudantes, deles serem doutores formados pelo Instituto Santos Dumont e que a gente os retenha para atuação local”, declarou Reginaldo Freitas Jr..

Durante a apresentação do projeto aos oito conselheiros presentes à reunião virtual, o diretor-geral destacou a necessidade de uma ação conjunta e coordenada para a obtenção da aprovação junto à CAPES, o que ainda não tem data para ocorrer.

O projeto para a criação do Doutorado em Neurociências e Saúde do Instituto Santos Dumont foi aprovado à unanimidade pelos conselheiros presentes à reunião. Eles se comprometeram a formatar um documento detalhando o programa pedagógico e encaminhá-lo à CAPES nos próximos dias.

Relatório Anual 2021

O detalhamento das atividades desenvolvidas ao longo de 2021 no âmbito das duas unidades do Instituto Santos Dumont, o Anita e o IIN-ELS, foi realizado nesta quarta-feira, 23, para os membros do Conselho de Administração do Instituto em reunião virtual. Com aprovação, à unanimidade, o documento será encaminhado para a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão do Ministério da Educação (CAACG/MEC).

O documento contempla o detalhamento dos 14 indicadores estabelecidos pela Comissão de Administração e Acompanhamento do Contrato de Gestão (CAACG/MEC). Entre eles, estão: produção científica autorada por professores-pesquisadores permanentes do ISD e/ou com colaboradores (IIN-ELS e Anita) em periódicos indexados e qualificados per capita; índice de sucesso do mestrado; produção científica discente; alavancagem das fontes de recursos, custos administrativos. Além disso, o aumento dos atendimentos em 55% nas clínicas do ISD em relação a 2020, com quase 53 mil em números absolutos.

O Relatório Anual 2021, quando publicado, poderá ser consultado por toda a população. Será um documento além da prestação de contas, pois contempla textos informativos, QR Codes para acesso a vídeos e listas nominais de trabalhos publicados, entre outros. “Buscamos fazer um relatório que atendesse a necessidade da prestação de contas e que também fosse uma ferramenta de informação à sociedade. Esse relatório busca experimentar essa característica”, destacou Reginaldo Freitas Jr..

Ao longo de 2021, com o avanço da vacinação, o ISD retomou a realização de eventos com alcance nacional e internacional, como VII Simpósio Internacional de Neuroengenharia e a IV Jornada de Intervenção Multiprofissional da Bexiga Neurogênica. Em agosto, o Governo do Rio Grande do Norte reconheceu, através da Lei 11.012, o Instituto Santos Dumont como uma entidade de utilidade pública, com possibilidade de recebimento de recursos via emendas parlamentares. Em dezembro, o ISD foi campeão da primeira edição do Prêmio Viver Sem Limite, do Ministério da Saúde, escolhido como instituição de referência na promoção da saúde de qualidade via Sistema Único de Saúde (SUS).

No mesmo mês, renovou o Contrato de Gestão como o Ministério da Educação (MEC) por mais uma década, vigorando até 2030. Entre as metas contempladas no novo Contrato de Gestão com o Ministério da Educação, em vigor até 2030, e apresentadas pelo ISD aos membros do Conselho de Administração, estão: ultrapassar as fronteiras regionais e do País, fortalecendo os vínculos existentes e estabelecendo novos vínculos com instituições nacionais e estrangeiras; intensificar a integração com o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no sentido de atrair lideranças científicas que possam consolidar o ISD como Laboratório Nacional aberto e multiusuário de forma capilarizada; ampliar a atuação no contexto da pessoa com deficiência, fortalecendo as ações integradas entre as unidades do ISD e seus parceiros, tornando-se uma referência nacional; implementar e consolidar a infraestrutura das unidades do ISD para viabilizar o alcance dos resultados institucionais de longo prazo; promover uma gestão empreendedora com foco na integração das unidades do ISD nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; e buscar a diversificação das fontes de recursos financeiros, nos setores público e privado, inclusive no exterior; estabelecer e fortalecer parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e o Ministério da Saúde – MS, dado o perfil de atuação do ISD.

Participaram da reunião: Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral do ISD; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD; Edgard Morya, gerente do IIN-ELS; Lilian Lira Lisboa, gerente do Anita e Eduardo Frare, coordenador de projetos do ISD. Além deles, os seguintes conselheiros: George Dantas; Fábio Larotonda; José Luiz Setubal; Helder Sousa Maranhão (como ouvinte indicado pelo conselheiro Amaro Sales de Araújo, presidente da FIERN); Theodoro Paraschiva; Francisco Vignoli; Paulo Altomare; Márcio Arruda e Vinícius Azevedo.

Text: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Photograph: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

comunicacao@isd.org.br

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Recommended

More news

Relatório Anual 2021

Text: Ricardo Araújo / Ascom – ISD