Research developed at ISD is awarded at international computational audiology conference

Posted in July 8, 2022

Um grupo formado por pesquisadoras do Instituto Santos Dumont (ISD), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UnB) foi premiado na Virtual Conference on Computational Audiology [“Conferência Virtual sobre Audiologia Computacional”, em tradução livre] por um vídeo produzido sobre um protocolo experimental que visa investigar o sistema nervoso e o processo de reabilitação auditiva com uso de aparelhos auditivos.

 

“Atualmente, fazemos o monitoramento do uso do aparelho auditivo de uma maneira muito subjetiva. Temos protocolos de validação do uso do aparelho, que são basicamente questionários em que a gente se baseia muito na satisfação ou em algumas medidas cognitivas do usuário do aparelho. Mas não temos, no serviço de saúde, uma avaliação a nível de sistema nervoso central”, explica a mestranda em Neuroengenharia e fonoaudióloga Nancy Sotero, que integrou o projeto.

 

Além dela, participaram do estudo as fonoaudiólogas Sheila Andreoli Balen, professora na UFRN e pesquisadora de pós-doutorado no ISD, e Valéria Reis do Canto Pereira, professora da UnB e que também realiza pesquisas de pós-doutorado no ISD; as estudantes de mestrado Isabelle Costa de Vasconcelos (UFRN) e Emille Rayanne Arruda Alves (ISD); as estudantes de Iniciação Científica Thays Alves Monteiro (ISD), a fonoaudióloga Danielly Carla Silva Miranda e o pesquisador Edgard Morya, ambos do ISD.

 

“Como objetivo final, pretende-se avaliar e monitorar o esforço auditivo e as mudanças no processamento cortical de deficientes auditivos em decorrência do uso  de aparelhos auditivos, bem como auxiliar o paciente e os profissionais envolvidos no processo de reabilitação auditiva”, explica Valéria do Canto Pereira.

 

Segundo Nancy Sotero, o protocolo experimental lançado pelo grupo é importante porque vai permitir compreender melhor o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem se adaptar bem aos aparelhos auditivos. “Em casos em que não há uma boa adaptação, em que o paciente diz que não há resultados ou melhorias com o uso do aparelho, a gente não tem informações se essa pessoa está tendo dificuldades a nível de sistema nervoso ou se é algum problema mais cultural. Esse protocolo vai ajudar a tornar essa compreensão mais objetiva”, destaca.

 

As ferramentas

A pesquisa envolveu a avaliação de medidas da pupila e de potenciais evocados auditivos em adultos, utilizando rastreador ocular [eye-tracker] e eletroencefalograma, um exame não-invasivo que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. As informações da pupila dos participantes é relevante porque o diâmetro pupilar aumenta proporcionalmente à complexidade de tarefas auditivas.

 

“São medidas que utilizamos para ver duas coisas: a primeira, é se conseguimos medir alguma diferença na atividade cerebral antes ou depois do uso do aparelho auditivo. A segunda, é utilizada para ver se há alguma mudança no esforço auditivo do indivíduo ao utilizar o aparelho”, explica Nancy.

 

De acordo com a comissão avaliadora responsável pela premiação, o trabalho das pesquisadoras foi “original e criativo”, e tem potencial de influenciar de forma positiva as avaliações auditivas de pessoas que utilizam os aparelhos.

Text:  Mariana Ceci / Ascom – ISD

Photograph: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Research developed at ISD is awarded at international computational audiology conference

Um grupo formado por pesquisadoras do Instituto Santos Dumont (ISD), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UnB) foi premiado na Virtual Conference on Computational Audiology [“Conferência Virtual sobre Audiologia Computacional”, em tradução livre] por um vídeo produzido sobre um protocolo experimental que visa investigar o sistema nervoso e o processo de reabilitação auditiva com uso de aparelhos auditivos.

 

“Atualmente, fazemos o monitoramento do uso do aparelho auditivo de uma maneira muito subjetiva. Temos protocolos de validação do uso do aparelho, que são basicamente questionários em que a gente se baseia muito na satisfação ou em algumas medidas cognitivas do usuário do aparelho. Mas não temos, no serviço de saúde, uma avaliação a nível de sistema nervoso central”, explica a mestranda em Neuroengenharia e fonoaudióloga Nancy Sotero, que integrou o projeto.

 

Além dela, participaram do estudo as fonoaudiólogas Sheila Andreoli Balen, professora na UFRN e pesquisadora de pós-doutorado no ISD, e Valéria Reis do Canto Pereira, professora da UnB e que também realiza pesquisas de pós-doutorado no ISD; as estudantes de mestrado Isabelle Costa de Vasconcelos (UFRN) e Emille Rayanne Arruda Alves (ISD); as estudantes de Iniciação Científica Thays Alves Monteiro (ISD), a fonoaudióloga Danielly Carla Silva Miranda e o pesquisador Edgard Morya, ambos do ISD.

 

“Como objetivo final, pretende-se avaliar e monitorar o esforço auditivo e as mudanças no processamento cortical de deficientes auditivos em decorrência do uso  de aparelhos auditivos, bem como auxiliar o paciente e os profissionais envolvidos no processo de reabilitação auditiva”, explica Valéria do Canto Pereira.

 

Segundo Nancy Sotero, o protocolo experimental lançado pelo grupo é importante porque vai permitir compreender melhor o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem se adaptar bem aos aparelhos auditivos. “Em casos em que não há uma boa adaptação, em que o paciente diz que não há resultados ou melhorias com o uso do aparelho, a gente não tem informações se essa pessoa está tendo dificuldades a nível de sistema nervoso ou se é algum problema mais cultural. Esse protocolo vai ajudar a tornar essa compreensão mais objetiva”, destaca.

 

As ferramentas

A pesquisa envolveu a avaliação de medidas da pupila e de potenciais evocados auditivos em adultos, utilizando rastreador ocular [eye-tracker] e eletroencefalograma, um exame não-invasivo que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. As informações da pupila dos participantes é relevante porque o diâmetro pupilar aumenta proporcionalmente à complexidade de tarefas auditivas.

 

“São medidas que utilizamos para ver duas coisas: a primeira, é se conseguimos medir alguma diferença na atividade cerebral antes ou depois do uso do aparelho auditivo. A segunda, é utilizada para ver se há alguma mudança no esforço auditivo do indivíduo ao utilizar o aparelho”, explica Nancy.

 

De acordo com a comissão avaliadora responsável pela premiação, o trabalho das pesquisadoras foi “original e criativo”, e tem potencial de influenciar de forma positiva as avaliações auditivas de pessoas que utilizam os aparelhos.

Text:  Mariana Ceci / Ascom – ISD

Photograph: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news