Estudantes do ensino fundamental do Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (CERU), escola da rede pública de Macaíba, foram homenageados por resultados de projetos científicos desenvolvidos no Instituto Santos Dumont (ISD). A homenagem ocorreu em cerimônia realizada nesta sexta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Educação de Macaíba, com a presença de autoridades locais e de representantes do Instituto. Na ocasião, os alunos receberam medalhas, certificados e livros educacionais em reconhecimento público da relevância dos trabalhos desempenhados.
Os projetos que motivaram a cerimônia foram apresentados durante a Feira de Ciências e Mostras Científicas do ISD, evento integrado à programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é promovida anualmente pelo Instituto em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CNPq.
Os alunos do CERU, localizado no distrito rural de Traíras, idealizaram os trabalhos em tutorias organizadas por alunos da Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD, que os instruíram sobre as características e etapas básicas da ciência e sobre como desenvolver projetos de pesquisa. Durante a Feira, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, os estudantes apresentaram o resultado das ideias formuladas.
Os trabalhos incluíram experimentos práticos focados em noções científicas básicas, como uma bateria confeccionada com batatas, e pesquisas sobre temas escolhidos pelos estudantes, que abordaram temas como mulheres na ciência e a história do macaibense Augusto Severo e da aviação.
“É gratificante, porque o trabalho que a gente tem desde a sala de aula é reconhecido, homenageado, e eu acho muito legal essa iniciativa. Com certeza vou estar na próxima Feira”, considera Juliane Aquino, uma das estudantes homenageadas, que fez parte do projeto “Plano cartesiano” na Feira de Ciências do ISD.
Estiveram presentes na homenagem o gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya, as professoras pesquisadoras Carolina Gonzalez e Andressa Radiske, que também organizam as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no ISD, a professora Maria Luzinete Lima, que orientou e acompanhou os estudantes de Traíras nos projetos, e o secretário de educação de Macaíba, Ademar Teixeira da Silva Júnior, entre outras autoridades municipais, além de professores da rede municipal.
No ato, o secretário Ademar Teixeira Júnior reforçou a importância da parceria institucional entre Macaíba e o ISD. “Esse é um momento para que a gente possa reconhecer os alunos que se destacaram esse ano e de reconhecermos a importância desses projetos inovadores e exitosos realizados através das escolas junto ao Instituto Santos Dumont”, considera o representante do município.
Para as professoras Andressa Radiske e Carolina Gonzalez, coordenadoras da Feira de Ciências e Mostras Científicas, o reconhecimento é extremamente importante para os estudantes e é visto como uma motivação para seguir no caminho da educação e da ciência.
“Para nós, esse reconhecimento é ainda mais significativo, pois demonstra que estamos, de fato, impactando positivamente a vida desses alunos e nos incentiva a continuar nosso trabalho de popularização da ciência durante a SNCT, reforçando ainda mais nosso compromisso com a sociedade”, considera a pesquisadora Andressa Radiske.
Saiba quais foram os trabalhos premiados e homenageados
“Ritmos do Brasil” – apresentação cultural de dança e interpretação
“Bateria de batatas”
“‘Histo é Arte’: confeccionando lâminas para microscopia”
“Oficina de corte e colagem: Mulheres na ciência”
“Augusto Severo e o PAX: história da aviação”
“Plano cartesiano”
ABOUT ISD
The Santos Dumont Institute is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.